OFICINA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA E A PRÁTICA

Workshop of continued education in environmental education: discussing the importance and practice

  • Fernanda Welter Adams
  • Kátia Martins de Oliveira
  • Scarlet Dandara Borges Alves
  • Simara Maria Tavares Nunes
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação Continuada, Dimensão Ambiental, Pibid

Resumo

A presença da dimensão ambiental no processo de ensino/aprendizagem é de suma importância para a formação de cidadãos críticos/reflexivos, cientes de suas responsabilidades pessoais e dispostos a atuarem em favor do meio ambiente e da sustentabilidade. Assim, é necessário que os professores tenham uma formação inicial e continuada que lhes propicie subsídios de dimensão ambiental de forma que possam abordar de maneira segura esta temática em sala de aula em suas práticas pedagógicas cotidianas. Pensando nisso, uma Universidade Pública do Sudeste Goiano ofereceu aos professores da cidade e da região uma oficina para discutir a importância da dimensão ambiental e propiciar reflexões e discussões sobre a temática ambiental, além de apresentar exemplos de inserção da temática em sala de aula. O objetivo desse trabalho é relatar/analisar a elaboração/desenvolvimento da Oficina “A Questão Ambiental e o Conhecimento Químico no Ensino Médio e no 9º ano do Ensino Fundamental”, analisando as percepções dos professores participantes quanto à temática e sua aplicação em sala de aula. Para estas análises, aplicou-se um questionário aos participantes da oficina e estes revelaram que os professores reconhecem a importância da questão ambiental, mas sentem dificuldades de incorporar a temática em suas aulas.

Publicado
2020-08-20