ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Cerrado Biome Approach in High School Textbooks

  • Aurilene Maria de Souza Carvalho
  • Dianne Michelle Alves da Silva
Palavras-chave: Cerrado, Ensino de biologia, Livro didático

Resumo

O Cerrado é considerado uma das áreas prioritárias para a conservação devido seu alto grau de endemismo e ameaças de extinção. Por outro lado, a facilidade de desmatamento para a produção de grãos e de gado de corte faz com que esse bioma se encontre em precário estado de conservação. Nessa perspectiva, o ensino é uma ferramenta importante para formação de indivíduos com ensino crítico em relação aos problemas ambientais. O Ensino Médio é uma importante etapa na qual o bioma Cerrado precisa ser bem trabalhado. Trata-se da última etapa da educação básica. Ao ressaltar o papel do professor como orientador/mediador da aprendizagem é necessário selecionar informações importantes para serem trabalhadas de forma que se tornem significativas para os alunos. O presente artigo tem como objetivo avaliar como é a abordagem do Cerrado no ensino de biologia através de um estudo do livro didático e de forma experimental se a abordagem desse conteúdo é satisfatória para o trabalho docente. Os dados foram coletados em um colégio na cidade de Porangatu-Go. Foi realizada uma aula experimental de forma expositiva-dialogada somente com o conteúdo do livro. Posteriormente foi aplicada uma nova aula com diferentes metodologias e um questionário ao final de cada aula. Os dados coletados foram analisados através de um teste t para comparar a média de acertos dos alunos antes e após a aula e um Boxplot para representação gráfica da variação dos dados. Houve diferença significativa entre os acertos antes e depois da aula experimental (t = -3.2692; p=0.002715). O que pode explicar a grande diferença nos resultados é a metodologia adotada pelo professor associada à abordagem precária do bioma cerrado nos livros didáticos

Publicado
2020-08-20