PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BOTÂNICA: CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Didactic Proposal in Botanical Teaching: Contributions to a Meaningful Learning of Elementary School Students
Resumo
A Botânica, que estuda as características vegetais, carece de metodologias construtivistas que utilizem os recursos da floresta amazônica como alternativa para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, em detrimento a um ensino formal que muitas vezes condiciona ao aluno um baixo índice de aprendizagem a respeito dos vegetais, devido aulas teóricas que priorizam um processo mnemônico. Esse trabalho teve por objetivo avaliar uma proposta didática com enfoque em espaço não formal como metodologia para o ensino de Botânica tendo em vista sua possível contribuição para o desenvolvimento de aprendizagem significativa de conceitos botânicos. Apresenta abordagem qualitativa e compreende a pesquisa de campo. Os sujeitos participantes foram uma turma de estudantes do 7° ano do Ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Parintins-Am. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada para identificar quais as concepções prévias de Botânica dos estudantes. A sequência didática visou a aprendizagem sobre o grupo vegetal Angiospermas, e se deu através de uma aula em espaço não formal, um jogo didático e a construção de um mapa conceitual. A partir da análise dos dados obtidos, foi possível constatar que a proposta implementada trouxe contribuições para aprendizagem de conceitos botânicos com indícios de aprendizagem significativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.