PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UMA ÁREA VERDE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Perceptions of students on the use of a green space as non-formal education of botany

  • Everaldo Nunes de Farias Filho
Palavras-chave: Espaços não formais de ensino, Ensino de Botânica, Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos de uma turma de ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) sobre a utilização de uma área verde como espaço não-formal para o ensino dos conceitos de Botânica. Utilizamos um aporte teórico-metodológico baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para a análise dos dados. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes dessa pesquisa.De forma geral, percebemos que o espaço da área verde possibilitou um aumento considerável no interesse dos alunos em aprender novos conceitos, motivados pela curiosidade em conhecer as plantas em seu ambiente natural, unindo teoria e prática.

Publicado
2020-08-20