O ENSINO DE SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA
The teaching of soil in elementary school through a didactic investigative sequence
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as potencialidades da utilização de uma sequência didática investigativa na construção do conhecimento sobre os fatores envolvidos na formação e diversidade do solo. Expomos o problema motivador da investigação, as atividades teóricas e experimentais, as discussões, o levantamento das concepções prévias ea sistematização do conhecimento através de produções escritas e argumentos em roda de discussão. O trabalho foi desenvolvidoem uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma instituição de ensino pública de Curitiba-PR. Como resultado, consideramos possível e necessária a abordagem investigativa em temas estruturantes do ensino de ciências no ensino fundamental, pois, além de permitir a aprendizagem de conceitos estabelecidos, essa metodologia fomenta o desenvolvimento de competências como observação, reflexão, comparação, levantamento de hipóteses, análises de resultados e registros de considerações.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.