A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS
The exploration of mathematical activities by geometric patterns
Resumo
As atividades descritas neste artigo foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Santana, Estado do Amapá. O objetivo consistiu em explorar atividades com padrões geométricos. Entende-se que, por meio deles, é possível iniciar a representação algébrica, introduzindo, assim, o pensamento algébrico, de forma natural. O embasamento teórico está alicerçado em Lins e Gimenez (2006) e Vale e Pimentel (2009). As atividades foram desenvolvidas com oito alunos, selecionados de uma turma com 34 alunos do 7º ano, que participaram em turno oposto a aula das atividades, de forma voluntária. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos conseguiu identificar e desenhar os elementos que completaram uma sequência, porém apresentaram dificuldades na identificação e na escrita degeneralizações. Ainda assim, os alunos demonstraram interesse pelas práticas e têm consciência da necessidade de compreender a Matemática, em particular, atividades diferenciadas para iniciar as representações algébricas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.