ABORDAGEM DE TEMAS E ENSINO DE FÍSICA: COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA EFEITO ESTUFA
Thematic approach and Physics teaching: comprehension of high school students about the greenhouse effect theme
Resumo
Este trabalho descreve a fundamentação e a organização de um conjunto de práticas pedagógicas elaboradas a partir do tema Efeito Estufa desenvolvidas com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de um município do interior do estado de Minas Gerais. Também é apresentada uma investigação que teve por objetivo analisar as relações que os alunos estabelecem entre conceitos de Física e aspectos ambientais, econômicos, políticos e sociais relacionados com o tema Efeito Estufa. Para coletar os dados foram utilizados questionários abertos, gravações de áudio de diálogos entre alunos e professores realizados nas aulas. Para análise foram utilizados procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva da análise temática. As análises indicam que os estudantes realizam algumas relações entre o tema Efeito Estufa e diferentes aspectos da realidade e conteúdo de Física. Todavia, percebeu-se que esse é um tipo de atividade que precisa ser realizado com mais frequência na escola básica, sobretudo devido ao fato de que as chamadas “teorias da conspiração” parecem estar ganhando um importante destaque na construção dos argumentos de alguns estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.