ABORDAGEM DO CONCEITO DE CALOR POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS
Approach to the Concept of Heat by Experimental Activities from the Conceptual Profiles Theory
Resumo
Esse trabalho apresenta uma proposta para abordagem do conceito de calor no ensino de Química a partir de atividades experimentais, tomando por base a teoria dos perfis conceituais, ou seja, considerando os diferentes modos de pensar, que encontram valor pragmático em diferentes contextos e, portanto, importantes para a aprendizagem. Para tanto, selecionamos, depois de uma exaustiva etapa de coleta e estruturação, cinco experimentos, todos possíveis de realização com materiais de baixo custo, para discussão dos modos de pensar associados as zonas do perfil conceitual de calor: realista, animista, substancialista, empírica e racionalista. Os experimentos selecionados possibilitam a discussão dos modos de pensar, do valor pragmático de cada um e a importância em conhecer, para além do significado compartilhado pela comunidade científica, outros significados que são compartilhados e possibilitam a comunicação das ideias, em diferentes contextos
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.