ABORDAGEM DO CONCEITO DE CALOR POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A PARTIR DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS

Approach to the Concept of Heat by Experimental Activities from the Conceptual Profiles Theory

  • Ana Paula Cirino da Silva
  • José Euzebio Simões Neto
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva
Palavras-chave: Calor, Perfil Conceitual, Experimentação

Resumo

Esse trabalho apresenta uma proposta para abordagem do conceito de calor no ensino de Química a partir de atividades experimentais, tomando por base a teoria dos perfis conceituais, ou seja, considerando os diferentes modos de pensar, que encontram valor pragmático em diferentes contextos e, portanto, importantes para a aprendizagem. Para tanto, selecionamos, depois de uma exaustiva etapa de coleta e estruturação, cinco experimentos, todos possíveis de realização com materiais de baixo custo, para discussão dos modos de pensar associados as zonas do perfil conceitual de calor: realista, animista, substancialista, empírica e racionalista. Os experimentos selecionados possibilitam a discussão dos modos de pensar, do valor pragmático de cada um e a importância em conhecer, para além do significado compartilhado pela comunidade científica, outros significados que são compartilhados e possibilitam a comunicação das ideias, em diferentes contextos

Publicado
2020-08-19