A UTILIZAÇÃO DO PORTAL E-ALUNO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O PROCESSO DE TROCA DE SIGNIFICADOS ENTRE OS PARTICIPANTES
The use of E-aluno portal as a strategy for teaching and learning the Gauss Law
Resumo
As TICs, a cada dia, são mais incorporadas como instrumentos ao processo pedagógico. Pensando dessa maneira, a introdução da internet na escola deve ser feita de forma que docentes e discentes possam gerenciar, selecionar e organizar a informação e transformá-la em conhecimento. Tendo em vista essas considerações, uma estratégiade ensino sobre a Lei de Gauss foi elaborada a partir do portal E-aluno. Essa estratégia é apresentada e analisada a partir do fluxo de conversação. A estratégia serviu como um exemplo de discussão sobre conceitos físicos sem que houvessem cálculos, bem como o entendimento dos estudantes sobre alguns conceitos centrais do assunto. Uma discussão assíncrona e permeada de discursos é apresentada no trabalho.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.