PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) SOBRE MAGNETISMO

Teaching proposal through Potentially Significant Teaching Units (PSTU) about Magnetism

  • Renata Lacerda Caldas
  • Bianca Barreto G. Branco
  • Tatiane Oliveira F. Ferreira
  • Marco Aurélio M. dos Reis
  • Mateus de P. Teixeira
Palavras-chave: Ensino de Física, UEPS, Magnetismo

Resumo

O trabalho trata da análise das contribuições de UEPS para ensino do magnetismo em nivel fundamental no contexto da formação de professores de Ciências de escola no estado do Rio de Janeiro. Parte de um projeto maior intitulado “Produção de sequências didáticas baseadas em UEPS para o ensino da Física com enfoque não tradicional”, o qual previa a elaboração de UEPS sobre temas da Física em nível médio e fundamental. Teve como foco principal a produção de material didático constituído de textos, vídeos, experimentos e simulações computacionais, para auxiliar os docentes de Física de instituições públicas de Ensino Médio. Duas UEPS foram elaboradas e disponibilizadas em site para professores de Física e Ciências, bem como por meio de apresentações orais ministradas em eventos acadêmicos. As UEPS são unidades didáticas elaboradas em sequência e fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A UEPS sobre Magnetismo foi planejada com ênfase na exposição do conteúdo de forma contextualizada com os avanços tecnológicos e será objeto de análise no presente artigo. Foi ministrada na forma de um Minicurso para capacitação de cerca de 20 (vinte) professores de Ciências, com duração de quatro horas. Apesar de 15 (quinze) dos participantes serem biólogos, na prática docente eles acabam tendo que ministrar conteúdos relacionados à Física em nível fundamental. A análise realizada nos instrumentos de coleta, questionário inicial e final, demonstrou que 95% dos professores não estudaram tais conteúdos em sua formação, apresentando grande dificuldade na compreensão do tema. Entretanto, na avaliação da aprendizagem, realizada em forma de um Quiz, utilizando as mesmas questões do questionário inicial, observou-se melhoria no quantitativo de acertos (34% para 65% do total). Os professores avaliaram positivamente o uso da UEPS para abordagem do tema e reconheceram a relevância e eficiência da UEPS. O estudo mostra a contribuição tanto para a aprendizagem como para o ensino, tendo em vista as progressivas problematizações e retomadas de conteúdos propostos em sua elaboração.

Publicado
2020-08-19