AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Evaluation through Conceptual Maps in a Physics Discipline in the Mechanical Engineering Course

  • Wilson Leandro Krummenauer
  • Luiz Marcelo Darroz
Palavras-chave: Mapas conceituais, Ensino de Engenharia, Aprendizagem Significativa

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência bem-sucedida de utilização de mapas conceituais como instrumentos de avaliação da aprendizagem na unidade temática sobre eletrostática, em uma disciplina de Física Geral no curso de Engenharia Mecânica, em uma instituição de ensino privada da região metropolitana de Porto Alegre. Através da construção dos mapas conceituais o professor tem condições de identificar como o conteúdo está organizado na estrutura cognitiva do aluno. As versões finais dos mapas conceituais elaborados pelos discentes demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

Publicado
2020-08-19