FÍSICA MÉDICA E ENSINO DE FÍSICA: EXAMES MÉDICOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NUMA PROPOSTA DE ENSINO COM ELEMENTOS DO ENFOQUE CTS

Medical Physics and Physics teaching: image diagnosis exams in a teaching proposal inspired in the STS approach

  • Stefany Cris Pereira
  • Ivanilda Higa
Palavras-chave: Ensino de Física, Física Médica, Exames de Diagnóstico por imagem, Enfoque CTS

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar possibilidades e implicações de uma proposta de ensino baseada em elementos do enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), relacionando Ensino de Física e Física Médica. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática em uma turma do Ensino Médio, na qual foram estudadas formas de diagnósticos por imagem em aulas de Física. Por analisar as relações estabelecidas pelos estudantes com os temas desenvolvidos na sequência didática, a pesquisa é de natureza qualitativa utilizando, como estratégias de trabalho empírico, um questionário inicial, gravação das aulas em áudio e análise documental das produções realizadas pelos alunos durante o desenvolvimento da sequência didática. As análises indicaram que os alunos estabeleceram relações entre a importância de se conhecer mais sobre o funcionamento dos exames médicos por imagem e a vida deles em sociedade, se preocupando com questões financeiras, comportamentais e de prevenção de erros médicos. Ao final da sequência didática os alunos compreenderam que um diagnóstico médico é feito com muito mais informações que apenas o histórico clínico do paciente.

Publicado
2020-08-19