PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

The organic chemistry teaching with medicinal plants: a didactic sequence proposal for Young and Adult Education

  • Ana Kerly Oliveira de Brito
  • Rosa Virgínia Soares Mamede
  • Ana Kledna Leite Roque
Palavras-chave: Plantas medicinais, Ensino de Química, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que carece de uma prática educacional que se adeque ao seu público. Essa necessidade se torna ainda mais acentuada quando nos deparamos com o ensino de Química. Frente a essa realidade, esta pesquisa objetivou a elaboração de uma sequência didática com a finalidade de aproximaros conceitos disciplinares de química orgânica das experiências de vida dos alunos da EJA, isto, por meio de atividades desenvolvidas com a temática ‘plantas medicinais’. Participaram 28 alunos do Eixo Formativo VII (correspondente ao 3° ano do ensino médio) de uma escola da rede estadual de ensino do municípiode Piripiri-PI. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos pedagógicos: problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Utilizaram-se dois questionários como ferramentas de coleta de dados. A partir da análise dos resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, pode-se observar que a sequência didática proposta mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica para se trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas. Concluiu-se que a utilização de temas que fazem parte da vivência dos alunos da EJA para contextualização do ensino de Química, atrelada a uma metodologia que favoreça a aquisição do conhecimento, permite despertar no aluno o interesse pela disciplina, favorecendo uma aprendizagem mais significativa.

Publicado
2020-08-19