A ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS PRESENTE EM REPORTAGENS: A QUÍMICA, A MÍDIA E A OPERAÇÃO CARNE FRACA NA SALA DE AULA
The food adulteration within news reports: Chemistry, the media and the “Carne Fraca” investigationin class
Resumo
A leitura em sala de aula, mais especificamente nas aulas de Química, tem sido objeto de atenção mais sistemática na última década. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática sobre o tema “adulteração de alimentos” para a formação do estudante. Essa sequência foi construída a partir de informações presentes em reportagens, associadas a conteúdos conceituais,e foi desenvolvida em duas turmas do 3º ano (Ensino Médio) de uma instituição da rede pública de ensino do sudeste do país. Os dados foram construídos a partir da gravação em áudio das interações ocorridas em todas as aulas e das produções textuais dos estudantes. Por meio da leitura mediada e de discussões acerca das informações presentes nessas reportagens, foram exploradas as propriedades de compostos orgânicos, a (in)veracidade das informações disponibilizadas pela mídia e a necessidade de um olhar crítico para se atuar adequadamente em sociedade. A partir dos resultados obtidos e aqui discutidos, apuramos indícios de que a sequência didática relatada contribuiu para a formação social dos estudantes, com o desenvolvimento de suas criticidades: em relação ao uso indiscriminado de aditivos alimentares, às consequências desse uso para a saúde da população, ao papel da mídia e às interrelações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.