QUÍMICA VERDE EM MÉTODOS SINTÉTICOS: APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Green Chemistry in synthetic methods: application of new experimental technologies in teacher formation of chemistry
Resumo
A Química Verde surgiu da necessidade de uma atividade química menos prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. Diariamente nas instituições de ensino existem atividades experimentais de conceitos químicos que geram resíduos, utilizam compostos de toxicidade elevada, gasto de energia, uso de quantidades de reagentes além do necessário, entre outras práticas. Este artigo tem como objetivo propor a utilização e a avaliação de métodos sintéticos, baseados em Química Verde, na formação de professores de Química. A pesquisa foi realizada no IFRJ campus Duque de Caxias, no curso de Licenciatura em Química, nas disciplinas de Química em sala de aula IV e na disciplina optativa Química Verde. Buscou-se a reflexão sobre metodologias verdes, além de suas implementações e importância de formar professores de Química que conheçam tal filosofia. Os resultados mostram que um método sintético verde pode contribuir para a formação de professores conscientes do papel social da Química perante um futuro sustentável. Os métodos de síntese devem ser repensados e a formação de professores de Química deve ser vista como estratégica para essa reflexão.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.