ANALOGIAS & CONTRA-ANALOGIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA BACHELARDIANA
Analogies and Counter-analogies: a proposal for science teaching from a bachelardian perspective
Resumo
Este trabalho é parte integrante de uma dissertação de mestrado elaborada em torno do uso de comparações, incluindo as analogias e metáforas, como estratégias didáticas auxiliares para o ensino de modelos atômicos. Apresenta o contexto da utilização destes recursos lingüísticos tendo como referência epistemológica a filosofia histórica de Gaston Bachelard, apresentada em seu livro “A formação do espírito científico”. Damos destaque à dinâmica das relações analógicas com vistas à construção e compreensão de um novo termo – as contra-analogias. Tomando as contra-analogias como comparações em que se privilegiam as diferenças entre os domínios comparados, tecemos algumas considerações acerca do seu papel na estruturação do conhecimento científico. Apresentamos uma proposta de caráter complementar ao uso de analogias no ensino de ciências, buscando promover ao processo de ensino-aprendizagem dos fenômenos, modelos e conceitos científicos uma acepção aberta, dinâmica e reflexiva.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.