ENSINO E APRENDIZADO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DINÂMICO-INTERATIVA

Chemistry teaching and learning in the dynamic-interactive perspective

  • Hudson Wallace Pereira de Carvalho
  • Ana Paula de Lima Batista
  • Claudia Maria Ribeiro
Palavras-chave: momentos pedagógicos, intervenções, dinâmico-interativa

Resumo

Este trabalho traz uma análise do processo de ensino e aprendizado de alguns conteúdos da disciplina de química abordada no ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes da rede pública. A metodologia consistiu em aulas experimentais, cuja abordagem pedagógica foi baseada na teoria sócio-interativista elaborada por Vygotsky. Empregaram-se como instrumentos de avaliação questionários e textos construídos pelos estudantes. Os resultados observados indicam que o método apresentado neste trabalho, pode constituir-se em uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem de química, visto que os dados mostraram aumento na apropriação/construção dos conhecimentos por parte dos estudantes.Este fato pode ser atribuído principalmente ao emprego linguagem e contextos pertencentes ao cotidiano.

Publicado
2020-08-18