UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA AVALIAÇÃO EM LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA: UMA ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
An innovative methodology for evaluating in laboratory of qualitative analysis chemistry: an analysis of efficient in teaching-learning process
Resumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar uma metodologia inovadora para avaliação do aprendizado dos alunos na disciplina Laboratório de Química Analítica Qualitativa, sem a utilização de roteiros, estimulando o aluno a buscar o conhecimento por meio da preparação de colóquios, percebendo a desenvoltura do aluno ao explicar o assunto abordado em sala de aula, na execução do experimento, na elaboração dos relatórios e ao realizar provas teóricas.As estagiárias analisaram um questionário respondido pelos alunos, percebeu-se que o método de ensino é eficaz, semelhante ao método de indução socrático, pois induz o aluno pesquisar em diversos livros diferentes para preparar a aula, buscar novas fontes de conhecimentos para a resolução do “problema”, precisando para isto recorrer aos seus conhecimentos que, muitas vezes já estão caminhando para o esquecimento, ou ainda, fazer o elo entre disciplinas que até então seguiam separadas.Além disso, a abordagem adotada no processo ensino-aprendizagem pode ser considerada construtivista, e a metodologia de avaliação diagnóstica e formativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.