A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM REALIDADE ESCOLAR DA NOÇÃO DE VAZIO NO MODELO CORPUSCULAR DA MATÉRIA
Conceptual development of emptiness notion in the corpuscular model of matter in the schoolreality
Resumo
A investigação sobre as concepções alternativas dos estudantes para os conhecimentos científicos é uma das principais ênfases das pesquisas realizadas no âmbito da didática das ciências. Neste artigo se apresenta o resultado da investigação sobre as compreensões de estudantes dos fenômenos que envolvem estados de agregação da matéria, processos de dissolução, expansão térmica do ar e mudanças de estado físico. Além da observação de tais fenômenos, busca-se evidenciar as proposições dos alunos de modelos explicativos no nível atômico-molecular. Essas elaborações conceituais ocorrem durante o processo de construção de conhecimento mediado pelo professor. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, é possível afirmar que houve evolução dos estudantes em relação à compreensão dos fundamentos da organização da matéria a nível submicroscópico. Nesse sentido, evidenciou-se uma melhoria na proposição dos modelos, sendo utilizado modelos mais complexos para a explicação dos fenômenos estudados em sala de aula. Dessa forma, os alunos conseguiram compreender a constituição da matéria por partículas, fazendo uso da noção de partículas para justificar as diversas características dos materiais, sua composição química e as suas propriedades físico-químicas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.