O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DA CALORIMETRIA, EM NÍVEL MÉDIO.
The use of concept maps as a strategy of promotion and evaluation of meaningful learning of calorimetry concepts, at high school
Resumo
Este estudo que teve o objetivo de verificar a eficiência da utilização de mapas conceituais, como estratégia de ensino dos conceitos da Calorimetria, no processo de promoção e avaliação da aprendizagem significativa, de alunos de 2ª série do Ensino Médio. Procurou-se identificar, as evidências de aprendizagem apresentadas pelos alunos em três momentos distintos (no início, durante e após a apresentação do conteúdo de Calorimetria), através de uma análise comparativa dos mapas conceituais construídos pelos estudantes. A análise dos resultados obtidos nos permite afirmar que a utilização de mapas conceituais como estratégia de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de um corpo de conceitos é eficaz.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.