UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

An experience with conceptual maps in a public elementary school)

  • Conceição Aparecida Soares Mendonça
  • Aleksandra Marcelino da Silva
  • Maria Luz Rodríguez Palmero
Palavras-chave: Escola primária, Mapas conceituais, Ensino e aprendizagem

Resumo

Esse artigo está incluído em um projeto mais amplo de pesquisa que tem como um de seus objetivos levar uma escola pública municipal, no interior de Pernambuco, Brasil, a trabalhar novas estratégias de ensino-aprendizagem através da introdução de mapas conceituais na educação primária, com o intuito de conduzir os alunos a construírem seus próprios conhecimentos a partir de temas integradores em ciências, sem a preocupação de estarem aprendendo mecanicamente. Esse trabalho se fundamenta em uma investigação do tipo qualitativa interpretativa que iniciou em fevereiro e terminou em dezembro do ano letivo de 2006. Fizeram parte desse estudo: treze alunos do ensino fundamental I, seis crianças da terceira série e sete da quarta série primária, com uma faixa etária variando entre nove e dezessete anos de idade. Considerando que o uso dos mapas foi a forma utilizada para observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos, e que constatamos que tanto os alunos da quarta série quanto os da terceira, conhecem mais sobre o tema proposto, havendo um aumento significativo em suas aprendizagens, cremos que se trata de uma estratégia de ensino eficaz, de modo que sua introdução e permanência na Escola Municipal João Honório Apolônio, com as crianças do primário, nos leva a sugerir a continuidade de novas pesquisas

Publicado
2020-08-14