UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
An experience with conceptual maps in a public elementary school)
Resumo
Esse artigo está incluído em um projeto mais amplo de pesquisa que tem como um de seus objetivos levar uma escola pública municipal, no interior de Pernambuco, Brasil, a trabalhar novas estratégias de ensino-aprendizagem através da introdução de mapas conceituais na educação primária, com o intuito de conduzir os alunos a construírem seus próprios conhecimentos a partir de temas integradores em ciências, sem a preocupação de estarem aprendendo mecanicamente. Esse trabalho se fundamenta em uma investigação do tipo qualitativa interpretativa que iniciou em fevereiro e terminou em dezembro do ano letivo de 2006. Fizeram parte desse estudo: treze alunos do ensino fundamental I, seis crianças da terceira série e sete da quarta série primária, com uma faixa etária variando entre nove e dezessete anos de idade. Considerando que o uso dos mapas foi a forma utilizada para observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos, e que constatamos que tanto os alunos da quarta série quanto os da terceira, conhecem mais sobre o tema proposto, havendo um aumento significativo em suas aprendizagens, cremos que se trata de uma estratégia de ensino eficaz, de modo que sua introdução e permanência na Escola Municipal João Honório Apolônio, com as crianças do primário, nos leva a sugerir a continuidade de novas pesquisas
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