O RECURSO DAS IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DO LUGAR DO EDUCANDO: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA MATEMÁTICA E DA GEOGRAFIA
The resource of satellite images for the study of the student’s place: an experience in Mathematics and Geography
Resumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da relevância da introdução das novas tecnologias, especificamente, produtos advindos do sensoriamento remoto, como parte do processo educacional. Além disso, o texto apresenta uma experiência sobre o ato de educar, mediante a aplicação de uma oficina pedagógica com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre. Subjazem ao longo das explanações, questões relacionadas à transdisciplinaridade e a importância do estudo do lugar do educando, estando estas últimas, diretamente relacionadas às áreas da Matemática e da Geografia. Por fim, são abordados os resultados obtidos na experiência supramencionada, os quais, por sua vez, apontam para a confirmação das convicções dos autores quanto à validade da inserção dos mencionados recursos na escola, e, também, acerca da importância do estudo do lugar.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.