REAÇÕES QUÍMICAS EM COMPARTILHAMENTOS NA INTERNET: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES A PARTIR DA TÉCNICA DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA
Chemical reactions ininternet sharing: perception of students from the technique of controlled controversy
Resumo
Este artigo traz os resultados de uma atividade inspirada na técnica controvérsia controlada realizada em aulas de química, com o objetivo principal de fomentar uma percepção crítica dos estudantes sobre a influência que a internet exerce na sociedade. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de um curso técnico de Controle Ambiental de uma instituição pública. Os recursos midiáticos usados para provocar reflexões entre estudantes foram dois vídeos disponíveis no site YouTube: um sobre o ataque em Aleppo com bomba de cloro e outro sobre orientações caseiras para se obter reações químicas explosivas. Um questionário individual foi aplicado com o objetivo de compreender o posicionamento prévio dos alunos, e, para conduzir as atividades, os alunos foram divididos em grupos de figuras sociais, para que assim eles pudessem discutir e apresentar seus posicionamentos sobre o livre compartilhamento de informações nas mídias. Os resultados demonstraram que atividade realizada foi bem aceita pela da turma, e que os vídeos usados contribuíram para construção cognitiva e reflexão dos estudantes no espaço escolar.A técnica da controvérsia controlada permite um ensino de química em uma perspectiva de formação cidadã,onde temas sociais podem ser discutidos no cotidiano da escola, com questões e problemas que muitas das vezes não são valorizados em aulas tradicionais.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.