A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE SOLUBILIDADE CONSOANTE A MEDIAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA

The Construction of Meanings of the Solubility Concept Considering Semiotic Mediation: an Analysis from a Didactic Intervention

  • Jefferson David dos Santos
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva
Palavras-chave: Semiótica, Significados, Solubilidade, Ensino de Química

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo empírico que buscou explicar como estudantes do ensino médio constroem significados sobre o conceito de solubilidade a partir da mediação dos tipos de signos propostos por C. S. Peirce. Buscamos também fazer uma aproximação da semiótica de Peirce com os aspectos da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski (2007) com as contribuições da Psicologia Cultural Semiótica. Assim, o principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de construção de significados do conceito de solubilidade em estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública situada no município de Bezerros–PE. Como percurso metodológico, nossa investigação ocorreu em doismomentos com a participação de cinco estudantes.A coleta de dados ocorreuem dois momentos, com registro em vídeo e posterior transcrição. No primeiro momento houve uma discussão do conceito de solubilidade por meio de uma aula expositivo-dialogada com o objetivo de disponibilizar signos que pudessem ter a função de mediadores no processo de construção de significados; e no segundo momento, os estudantes foram incumbidos de apresentar seminários comuma problemática selecionada por eles com objetivo de identificar quais signos disponibilizados anteriormente os estudantes retomavam, se mostrando como mediadores no momento de externalização dos significados construídos.Osnossosresultados apontam queos signos disponibilizados durante a intervençãodidáticaforam de fundamental importânciana construção de significados e sentidos. E que tais signos mediaram os seminários, nos dando indícios de comoa relação entre os processos de internalização/externalizaçãocanalizados pelos aspectos culturais e sociais fornecem importantescontribuições da Psicologia Cultural Semiótica para o Ensino de Química.

Publicado
2020-08-11