IMPLICAÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA OFICINA DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Implications of neuroeducation for science education from a workshop of Paleontology in elementary education
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição da neuroeducaçãopara a educação científica, a partir de uma oficina de Paleontologia no ensino fundamental. Para encontrar as respostas deste objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar como são apresentados os conteúdos de Paleontologia nos livros do ensino fundamental; 2) Verificar o efeito de uma Sequência Didática de Ciências para o ensino de Paleontologia; e 3) Verificar os principais mecanismos da cognição da neuroeducação,a partir de uma oficina de Paleontologia. A coleta de dados consistiu na análise de dois livros didáticos, no desenvolvimento de uma Sequência Didática em forma de uma oficina para a confecção de fósseis por 34 alunos de uma escola pública e na análise de dois questionários para avaliar o entendimento e opinião dos alunos sobre a Paleontologia. Os resultados foram analisados por meio das etapas da Análise Textual Discursiva e organizados em categorias e subcategorias. A primeira categoria contou com a análise do livro didático para verificar as informações apresentadas sobre Paleontologia, a segunda categoria verificou os conhecimentos prévios dos alunos e a terceira categoria analisou os mecanismos de cognição da Neuroeducação. De acordo com os dados obtidos com o questionário inicial ficou evidenciado que os alunos tinham uma concepção equivocada sobre Paleontologiae após o desenvolvimento das atividades, a partir do segundo questionário, foi possível verificar uma evolução nas suasconcepções. Portanto, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância da neuroeducação, principalmente no que se refere à emoção e motivação. Estes dois mecanismos da cognição podem auxiliar o professor no planejamento das aulas de Paleontologia, para que ele desenvolva aulas interativas e ativas proporcionando melhores resultados no processode aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.