THAYSA STORCHI BERGMANN E A ASTROFISICA: UM ENSINO DEE SOBRECIÊNCIA A PARTIR DOS ESTUDOS DE UMA MULHER CIENTISTA
Resumo
Este trabalho descreve uma iniciativa que teve como objetivo levar à sala de aula discussões de e sobre ciência a partir dos estudos desenvolvidos pela cientista Thaysa Storchi Bergmann. Isso foi feito por meio de uma problematização da ideia popularmente difundida de ciência “masculina”, mediante uma abordagem de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea. A sequência didática implementada em sala de aula foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e utilizou como referência metodológica as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS). O projeto desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas: (i) planejamento e construção do material instrucional potencialmente significativo; (ii) implementação da UEPS no ensino médio; (iii) inclusão do material produzido em uma página educativa da rede mundial de computadores e; (iv) avaliação do projeto. A análise dos dados obtidos, durante o projeto, sugere que os alunos conseguiram alcançar uma evolução conceitual em relação ao conteúdo específico abordado, indica avanços na percepção de como o conhecimento científico é produzido e na importância da participação das mulheres nesse empreendimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.