EDUCAÇÃO CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO POR MEIO DE AULA DE CAMPO SOBRE RECUPERAÇÃO DE NASCENTE DE ÁGUA

STS/STSE Education with Freirean Approach by means of Field Class on Water Boring Recovery

  • Lourival Demuner
  • Sérgio Martins dos Santos
  • Vilma Reis Terra
  • Sidnei Quezada Meireles Leite
  • Maria das Graças Ferreira Lobino
Palavras-chave: educação em ciência, intervenção escolar, ecuperação de nascentes de água, abordagem temática freirian, CTS/CTSA

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar a execução de um plano de intervenção escolar construído para debater a temática de recuperação de nascente de água, água potável e recuperação de matas ciliares, buscando se aproximar da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). Este trabalho tratou de um relato de experiência sobre um plano de intervenção escolar construído à luz de uma abordagem temática (ATF), articulada a proposta de aula de campo. A investigação qualitativa demonstrou que perpassou pelas etapas de levantamento preliminar, análise das situações e escolha das codificações, diálogos descodificados, redução temática e culminância com um trabalho final com os sujeitos envolvidos. Participaram da intervenção estudantes com idades entre 14 e 21 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo, Brasil. Por meio de contextualização, evidenciando contradições, entre outras características, promoveu a apropriação de conteúdos sobre temática de recuperação de nascente de água, perpassando por aspectos tecnológicos, científicos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Concluímos que a intervenção escolar foi fundamental para o processo de formação dos estudantes, promovendo criticidade, autonomia em suas escolhas, sentimento de pertencimento local e empoderamento social.

Publicado
2020-08-07