EDUCAÇÃO CTS/CTSA COM ENFOQUE FREIRIANO POR MEIO DE AULA DE CAMPO SOBRE RECUPERAÇÃO DE NASCENTE DE ÁGUA
STS/STSE Education with Freirean Approach by means of Field Class on Water Boring Recovery
Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de estudar a execução de um plano de intervenção escolar construído para debater a temática de recuperação de nascente de água, água potável e recuperação de matas ciliares, buscando se aproximar da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). Este trabalho tratou de um relato de experiência sobre um plano de intervenção escolar construído à luz de uma abordagem temática (ATF), articulada a proposta de aula de campo. A investigação qualitativa demonstrou que perpassou pelas etapas de levantamento preliminar, análise das situações e escolha das codificações, diálogos descodificados, redução temática e culminância com um trabalho final com os sujeitos envolvidos. Participaram da intervenção estudantes com idades entre 14 e 21 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo, Brasil. Por meio de contextualização, evidenciando contradições, entre outras características, promoveu a apropriação de conteúdos sobre temática de recuperação de nascente de água, perpassando por aspectos tecnológicos, científicos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Concluímos que a intervenção escolar foi fundamental para o processo de formação dos estudantes, promovendo criticidade, autonomia em suas escolhas, sentimento de pertencimento local e empoderamento social.
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