A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AULAS DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Playfulness in the construction of knowledge in science classes in the early grades of basic education
Resumo
Esta pesquisa empírica e qualitativa tem por objetivo analisar como alunos atribuem sentidos no contexto de uma proposta de aulas investigativas de Ciências, considerando os saberes trazidos de seu meio sociocultural, as interações entre si e com o professor. Uma atividade lúdica sobre o tema “cadeias alimentares” foi desenvolvida em uma escola pública paulista com 27 estudantes do Ensino Fundamental I, com idades entre 9 a 12 anos. A primeira etapa da atividade consistiu na realização de um jogo com intencionalidade pedagógica, chamado “jogo da presa e do predador”. As demais etapas se constituíram pela socialização de ideias entre as crianças através da aplicação de questões de natureza aberta, mediada pela professora. Fundamentando-nos na Análise de Discurso Francesa (Orlandi, 2010), analisamos as produções dos alunos, com os resultados evidenciando aspectos do processo de constituição de sentidos, do desenvolvimento de certas operações epistêmicas e a importância da ludicidadee das relações interpessoais nos processos de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.