A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The use of the method case study on the natural science’s teaching for the students of Fundamental School of Education of Young and Adults
Resumo
O presente estudo objetivou desenvolver e aplicar o Estudo de Caso denominado “O caso da abelha rainha: o dilema de Luíza”, cuja disciplina abordada foi a Zoologia, sobre o tema das abelhas e a produção de mel. Os procedimentos metodológicos do estudo, de natureza qualitativa, foram realizados em uma turma de VIII fase de escolaridade do Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA - em uma instituição de ensino municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Tais procedimentos apresentaram quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do caso; as duas etapas posteriores pela troca de saberes; e, a última, pela segunda aplicação do caso. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdos. Os resultados indicaram para as evoluções das respostas dos estudantes da primeira para a segunda aplicação. Apontamos, dessa forma, que este estudo atendeu aos objetivos propostos e, dessa forma, há apontamentos para a contribuição satisfatória do desempenho do corpo discente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.