A INCLUSÃO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES NA EMEI CATHARINA TOLEDO GERDES –MATÃO/SP

Inclusion under the opinion of the teacher of child education: difficulties in Emei Catharina Toledo Gerdes -Matão / SP

  • Patrícia Cristina Prevideli de Carvalho
  • Jeferson Rosa Soares
  • Tatiane Chaves Ribeiro
  • Dênisson Neves Monteiro
Palavras-chave: Educação infantil, Inclusão, Dificuldade, Professor

Resumo

A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na escola regular é uma prática almejada por todos, principalmente em se tratando da educação infantil. Porém, embora o professor dessa modalidade se empenhe para tornar a inclusão uma realidade, existem outros fatores que dificultam o processo da inclusão. Este trabalho descreve aspectos conceituais e metodológicos de um estudo realizado com professores da Escola de educação infantil “Catharina Toledo Gerdes”, na cidade de Matão, interior de São Paulo. O objetivo deste trabalho foi estudar as principais dificuldades encontradas pelos professores de educação infantil frente o aluno com NEE. Foi utilizado como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico e a análise de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a onze professores da escola citada. Os resultados alcançados no estudo demonstram que os professores, embora já possuam alunos com NEE em suas salas de aula, não se sentem preparados para atuar com segurança com o aluno com NEE

Publicado
2020-08-07