A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIENTISTAS
The Influence of Inquiry Science Teaching on The View of Elementary Students on Scientists
Resumo
O presente estudo utilizou o ensino de ciências por investigação para verificar se essa estratégia influencia na visão dos estudantes sobre os cientistas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em Anápolis (GO). Os estudantes atuaram como cientistas e percorreram as etapas de uma investigação científica para solucionarem um problema. A coleta de dados foi realizada através de desenhos dos estudantes sobre sua visão dos cientistas, antes e depois de participarem das atividades. Os resultados do pré-teste demonstraram que a maioria apresentava concepções estereotipadas sobre os cientistas. O pós-teste sugere que as visões equivocadas diminuíram após participarem das aulas.O ensino por investigação permitiu aos estudantes perceberem que o trabalho científico é realizado por seres humanos, que também cometem erros, isso pode colaborar para diminuir o desinteresse pelas ciências. Assim, torna-se mais fácil aproximar a ciência trabalhada na sala de aula da ciência praticada pelos cientistas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.