SENSIBILIZANDO FUTUROS DOCENTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO TÁTIL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Sensitizing future teachers to an inclusive pedagogical practice through the construction of a tactile book: a necessary reflection
Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar o processo de sensibilização de universitários para verificar a importância de garantir a inclusão dos alunos com deficiência visual no processo ensino-aprendizagem num cotidiano cujo uso de imagens é preponderante. Nessa perspectiva dar-se-á ênfase sobre o olhar e o papel do professor em relação a umaprática pedagógica inclusiva a partir da produção de livro tátil tridimencional construído com materiais de baixo custo (EVA, feltro, fita de cetim, tinta tridimensional, bola de borracha, seringa, cola, linha, agulha) adaptados para alunos cegos ou com baixa visão (deficientes visuais) sobre a causa biológica (vírus), contágio através do contato e da prevenção da catapora. O livro tátil foi produzido por dois discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Esse livro foi lidopara cinco crianças cegas e fisicamente testado por três delas. Todas essas crianças tinham cinco anos de idade e estudavam na pré-escola do Instituto Benjamin Constant. Elas entenderam a proposta do livro tátil.As discussões travadas visam contribuir naformação de mestrandos em Diversidade e Inclusão e na sensibilização dos discentes (graduandos e licenciandos do Curso de Ciências Biologia) para uma prática docência inclusiva abordando questões da saúde infantil.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.