PRÁTICA EDUCATIVA EM ETNOBOTÂNICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Ethnobotanical Educational Practice for Students with Visual Deficiency
Resumo
As plantas medicinais são utilizadas, desde os primórdios da humanidade, para aliviar e curar enfermidades e vem sendo empregadas até hoje. Esse conhecimento popular desperta o interesse das comunidades científicas ao longo do tempo. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo proporcionar o conhecimento científico em etnobotânica para estudantes que apresentam deficiência visual, em uma escola pública do município de Crato –CE, por meiode um modelo didático adaptado. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação. A atividade possibilitou aos alunos adquirirem o conhecimentosobre a medicina popular, aprender a identificar e diferenciar as espécies de plantas medicinais mais comuns do dia a dia, por meio dos sentidos, audição, tato, olfato e paladar. Realizar essa prática educativa,promoveu a divulgação do conhecimento científico aos alunos com deficiência visual,muitas vezes excluídos do processo educacional e marginalizados das experiências vivenciadas no ensino de ciências, dessa maneira, essa atividade, demonstrou que a educação inclusiva pode ser uma realidade dentro das escolas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.