CONHECIMENTO, PERCEPÇÃO E ENSINO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT -AM

  • Jackeline Cristel Elizabeth Mera
  • Lisandra Vieira Rosas
  • Renato Abreu Lima
  • Tatyanna Mariucha de Araújo Pantoja
Palavras-chave: Saberes populares, Medicina alternativa, Ensino

Resumo

As plantas medicinais, assim como seus usos e indicações, fazem parte do saber das populações amazônicas.Este trabalho teve como objetivo conhecer os saberes tradicionais e a percepção de alunos do Ensino Fundamental sobre plantas medicinais. Participaram 60 alunos de uma escolada zona urbana e da zona rural. Aos alunos foram distribuídos questionários a respeito do conhecimento, representação social das plantas medicinais e inserção da temática em sala de aula. Em ambas as escolas mais de 50% souberam explicar que as plantas medicinais são plantas que curam, descrevendo um total de 42 espécies de plantas medicinais.Os alunos manifestaram interesse na inserção do tema de plantas medicinais no currículo escolar de forma prática utilizando novas metodologias como aulas de campo e experimentação de receitas. Conclui-se que o futuro educacional embasado no estabelecimento de diálogo entre os saberes popular e científico promovem a inclusão de temas hoje considerados alternativos.

Publicado
2020-08-06