PRODUÇÃO DE GLOSSÁRIO EM LIBRAS PARA EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO: OPÇÃO PARA EXPERIMENTAÇÃO QUÍMICA E INCLUSÃO
Glossary Production in Libras for Laboratory Equipment: Option for Chemical Experimentation and Inclusion
Resumo
Observa-se que umas das dificuldades no ensino de Química para alunos surdos se relaciona com simbologia/linguagem própria desta ciência. O que é intensificado nas aulas experimentais, uma vez que se faz o uso de vários equipamentos, cuja nomenclatura é mencionada durante o processo de ensino e aprendizagem, nomes estes que tanto os alunos surdos quanto os intérpretes de Libras não conhecem. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um glossário em Libras para alguns equipamentos que são utilizados em Laboratórios de Química. Esta problemática partiu da inquietação de um professor de Química bilíngue e um intérprete de Libras, em que perceberam a carência de sinais na área da Química. Sendo assim, uma equipe multidisciplinar selecionou 12 equipamentos comumente utilizados a serem criados os sinais. Destaca-se que o desenvolvimento dos sinais contou-se com a presença de uma pessoa surda, uma vez que um sinal não pode ser criado sem a presença, o auxílio e a aceitação da comunidade surda. A organização do material baseou-se nos parâmetros gramaticais da Língua Brasileira de Sinais, que são: configuração de mão, ponto de articulação, orientação das mãos, movimento, e expressão não manual. Por fim, destaca-se que o material visa contribuir para uma educação inclusiva e padronização da linguagem química especializada para garantir a eficiente comunicação e desenvolvimento do aprendizado dos alunos surdos.
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