O QUE HÁ NAS CAIXAS? DIFERENCIANDO OBSERVAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE BAIXO CUSTO.

What is in the boxes? Differentiating observation from interpretation through a low cost practical activity.

  • Paulo de Avila Junior
  • Bayardo Baptista Torres
Palavras-chave: observação, interpretação, ciência

Resumo

A capacidade descritiva é necessária à argumentação, a qual é base para a construção e comunicação de conhecimentos científicos e utilização destes na resolução de problemas. Nesse sentido, diferenciar observação de interpretação é fundamental, assim como aprimorar o uso dos sentidos na identificação e análise crítica de dados e evidências. Para diferenciar observação de interpretação foi elaborada e aplicada em sala de aula uma atividade prática de baixo custo. Foram utilizados materiais do dia a dia e regras específicas para os participantes identificarem objetos presentes em caixas de papel. Houve trinta participantes e as respostas indicaram forte tendência interpretativa. As discussões foram ricas e a atividade se mostrou eficiente no exercício da diferenciação entre observação e interpretação.

Publicado
2020-08-04