“CINCO PEDRINHAS SAEM EM AVENTURA”: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL

"Five adventurous pebbles": geosciences education through theatrical language

  • ROSELY A.L. IMBERNON
  • MARIA CRISTINA M. DE TOLEDO
  • JOSELY CUBERO
  • FABIANA C. PIOKER-HARA
  • ROGÉRIO PIMENTA
  • ELEN C. FAHT
  • ELISABETH PINHEIRO
  • CRISTIANA F. CAVALCANTI
Palavras-chave: teatro e educação, educação em geociências, educação ambiental

Resumo

O teatro de bonecos foi aplicado como estratégia na abordagem de conceitos geocientíficos e educação ambiental. A adaptação do livro paradidático infantil, Cinco Pedrinhas saem em Aventura, foi utilizada como roteiro na construção das falas e ambientação para o desenvol-vimento da peça teatral, tanto para educação formal quanto não formal. A opção por teatro de bonecos permite a replicabilidade dos personagens, pela utilização de materiais de baixo custo. A manipulação pode ser realizada tanto pelos pesquisadores, quanto estudantes de qualquer idade, professores, e público espontâneo em espaços de educação não formal, etc. A adaptação considerou a manutenção dos conceitos geocientíficos presentesno livro nos diálogos da peça teatral, e que envolvem as “aventuras das pedrinhas”. A confecção dos bonecos utilizou materiais que permitissem reproduzir as características distintivas dos minerais (pe-drinhas), tais como clivagem, fratura, forma, cor, etc. Foram produzidos diferentes bonecos para cada fase da peça teatral, de forma a representar a ação dos processos intempéricos e erosivos sobre os minerais. A adaptação do livro paradidático com temática na educação geocientífica para o teatro de bonecos mostrou-se como estratégia de ensino que permite superar a abstração requerida quando discutidos processos geológicos. Além desse aspecto, ressalta-se que o teatro na educação é um campo de pesquisa ainda pouco explorado.

Publicado
2020-08-04