ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA CRIANÇAS: MOVIMENTOS FORMATIVOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Teaching Natural Sciences to children: training movements in an undergraduate course in Pedagogy
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória acerca das atividades de uma disciplina universitária, relacionada a um curso de Licenciatura em Pedagogia, denominada Educação em Ciências Naturais. A investigação explora alguns dos movimentos formativos realizados, documentos relacionados ao curso e à disciplina, além de textos produzidos por discentes, no decorrer do semestre letivo, como relatos de observação de espaços escolares, unidades temáticas e cartas. Realizou-se análise de conteúdo do conjunto de textos apropriados. Os resultados explicitam intencionalidades de uma formação docente com tendência filosófica transformadora da realidade, evocando dimensões estratégicas e profissionais da docência, bem como indicativos das racionalidades prática e crítica. Constatou-se maior espaço destinado às discussões que exploravam abordagens construtivistas, com ênfase no ensino mediado por atividades investigativas e no tratamento de conteúdos procedimentais e atitudinais. Foram indicados alguns desafios em relação à formação de professoras/es-pedagogas/os, no que concerne ao ensino de Ciências da Natureza para crianças, enfatizando-se a multiplicidade de modelos pedagógicos que podem ser explorados, a inclusão de referenciais teóricos progressistas e a necessidade de que as licenciaturas discutam a ampliação dos tempos e dos espaços destinados ao tema.
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