SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DE TAXONOMIA E SISTEMÁTICA BOTÂNICA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE DESIGN-BASED RESEARCH: DA CLASSIFICAÇÃO COTIDIANA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Didactic Sequence for Learning Taxonomy and Botanical Systematics from Design-Based Research conceptions: from everyday classification to scientific knowledge
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida a partir do Design-Based Research (DBR), apresentando cunho qualitativo, que objetiva apresentar uma proposta de sequência didática e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Botânica I, no contexto remoto, de um curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. A análise dos dados qualitativos foi feita a partir de Análise de Conteúdo. Como produto final da pesquisa, foi desenvolvida uma sequência didática que tem o objetivo de trabalhar a Taxonomia e Sistemática Botânica a partir da classificação cotidiana e o uso de chaves dicotômicas, sendo composta por um Modulo de Ensino composta por cinco atividades didáticas. O uso de analogias e a contextualização foram eixos centrais da construção da proposta. A análise dos questionários e dos portfólios apontam que o desenvolvimento das atividades deve ser mais direcionado, entretanto, os licenciandos gostaram como foi abordada a classificação Botânica. A partir dos resultados, a sequência didática se mostrou inovadora e um instrumento que auxilia fortemente do processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.