UNIDAD EDUCACIONAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA CON LABORATORIOS REMOTOS Y VIRTUALES: UNA ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA DE BIOLOGÍA MOLECULAR

Unidade Educacional Potencialmente Significativa com Laboratórios Remotos e Virtuais: uma Estratégia de Ensino de Biologia Molecular

  • Ivana Camejo UNICAMP
  • Ysbelia Sanchez
  • Eduardo Galembeck
Palavras-chave: Biologia molecular, Laboratórios virtuais, Laboratórios remotos, Aprendizagem Significativa

Resumo

Intervenção didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da qual foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com apoio na experimentação virtual e remota das principais técnicas da Biologia Molecular aplicadas ao melhoramento genético de plantas. O contexto de desenvolvimento da pesquisa didática refere-se à formação de engenheiros, especificamente, alunos do 9º semestre da Universidade Nacional Experimental de Táchira, Venezuela. Os critérios de construção e avaliação da unidade respondem aos sugeridos por Moreira (2011). O ponto de partida da unidade foi determinado pelos conhecimentos prévios sobre Biologia Molecular que os sujeitos participantes possuíam, identificados e sistematizados através da construção de mapas conceituais, analisados ​​com o método de pontuação unitária. A implantação dos Laboratórios Remoto e Virtual nesta unidade educacional foi possível graças à colaboração do Laboratório de Tecnologia Educacional IB da Unicamp, bem como do UTAH em conjunto com o Cybertory da Universidade de Alcalá, respectivamente. Esta proposta de sequência educativa, longe de propor uma forma única de ensino de Biologia Molecular, representa uma proposta contextualizada com o objetivo de unir esforços na formação de cidadãos com competências científicas, necessárias no contexto social atual.

Publicado
2024-12-26