PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS TENDO COMO REFERÊNCIA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Audiovisual production in Science teaching: a look from the Freirean Approach

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Produção Audiovisual

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) na produção de audiovisual, tendo como referência aspetos relacionados à realidade em que vivem os alunos. As atividades foram realizadas em uma turma do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino na cidade de Itabuna-BA. Os alunos realizaram uma produção audiovisual, seguindo as etapas dos 3MPs: i) Problematização Inicial: com discussões sobre a realidade de uma comunidade de cidade vizinha e da sua própria realidade; ii) Organização do Conhecimento: construção do roteiro para produção dos vídeos e participação de uma oficina de audiovisual; iii) Aplicação do Conhecimento: produção dos vídeos e elaboração de uma Teia de Conteúdos. As informações foram obtidas por meio da audiogravação dos encontros, produções dos alunos que envolveram os roteiros, vídeos e as Teias de Conteúdos, e analisadas por intermédio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam um significativo envolvimento dos alunos durante todo o processo de produção audiovisual, com reflexões sobre a realidade em que vivem, bem como a possibilidade de utilizar características de um Tema Gerador local para um contexto regional. Como desafios, os alunos apresentaram dificuldade em relacionar os conhecimentos científicos na produção visual e incluir ideias e visões dos colegas na produção da equipe.

 

Publicado
2024-12-26