COPA SCRATCH: CRIANDO JOGOS E ANIMES DE FORMA DIVERTIDA
Scratch cup: creating games and animes in a fun way
Resumo
A programação é compreendida como uma competência importante no desenvolvimento de habilidades para a solução de problemas. Assim, ressalta-se que nas primeiras idades é considerada valiosa, sendo necessários estudos de investigação para analisar a complexidade do assunto e dos estereótipos negativos associados à área. No projeto aqui apresentado, alunos do 8º e 9º ano da rede pública municipal de Goiânia foram convidados a participar de oficinas de capacitação em programação por meio do uso de uma linguagem interativa e que não demanda conhecimentos prévios de programação, conhecida como Scratch. O Scratch engendra uma abordagem bottom-up, que começa com o uso de blocos individuais que permitem a criação de jogos e animações de forma fácil e divertida. O projeto Copa Scratch buscou, por meio de uma interface visual e intuitiva, levar conceitos iniciais e relevantes de programação para os alunos do projeto mediante a realização de oficinas de programação que adotam o uso de metodologias ativas e que estimulam o desenvolvimento de Jogos e Animes visando alcançar mais envolvimento dos alunos. Durante a realização do projeto, além do ensino de programação, priorizou-se o desenvolvimento de soft skills e de práticas importantes nos dias atuais, tais como o trabalho em equipe, a divisão de tarefas, a pesquisa tecnológica e científica, a documentação da programação e a liderança e administração do tempo. Ao final do projeto, as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores participantes e os efeitos do uso do Scratch no desenvolvimento educacional foram analisadas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.