EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA ALUNOS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM/PA
Food and nutritional education for 5th grade students at a public school in Belém/PA
Resumo
A obesidade é um problema de saúde pública causado por questões genéticas, sedentarismo e maus hábitos alimentares. A Educação Alimentar e Nutricional se mostra como uma estratégia no combate à obesidade e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Partindo desse entendimento, os objetivos desta pesquisa foram desenvolver e aplicar ações de Educação Alimentar e Nutricional para alunos do 5º ano de uma escola pública em Belém do Pará, tendo como plano de fundo a Base Nacional Comum Curricular, com a temática contemporânea transversal a “Saúde”. A abordagem trabalhada foi a construtivista, em que o aluno é o sujeito do processo de ensino-aprendizagem e o professor, o mediador, que orienta e promove um ambiente propício ao ensino. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa-ação, desenvolvida em cinco fases: a diagnóstica, o planejamento das ações, a aplicação das ações e a avaliação dos resultados. As estratégias implantadas foram: dinâmica da bola para interação pesquisadora-alunos; desenho do alimento preferido e discussão se ele é saudável; banner e pódio com a classificação dos alimentos; macro e micronutrientes em “meu prato saudável”; roda de conversa sobre hipertensão e diabetes, ludicidade com um jogo de tabuleiro gigante. Como resultado, verificou-se maior interesse e participação dos estudantes, que aproveitaram as ações para tirar dúvidas e aprender sobre escolhas e hábitos saudáveis para ter mais saúde e qualidade de vida.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.