INTEGRANDO SABERES LOCAIS E CIENTÍFICOS: PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA
Integrating local and scientific knowledge: medicinal plants as pedagogical tools in botany education
Resumo
Este estudo investiga a integração entre saberes locais e científicos no Ensino de Botânica, com ênfase no uso pedagógico de plantas medicinais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de atividades sobre plantas medicinais para o desenvolvimento de um produto educacional destinado ao Ensino de Botânica. A apresentação do produto educacional ocorreu em seis encontros com uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Destaca-se a importância de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, fundamentada na teoria de Ausubel, para promover uma aprendizagem significativa. A negligência do conhecimento popular em favor do saber científico pode resultar em um ensino descontextualizado. No entanto, é importante utilizar as plantas medicinais com responsabilidade, considerando os potenciais efeitos negativos de seu uso inadequado. O estudo ressalta ainda a relevância das plantas medicinais nas práticas culturais locais, contribuindo para a formação da identidade individual e coletiva dos alunos, especialmente em comunidades como Porto Velho, RO, onde essas práticas estão intimamente ligadas aos costumes ribeirinhos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.