INTEGRANDO SABERES LOCAIS E CIENTÍFICOS: PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA

Integrating local and scientific knowledge: medicinal plants as pedagogical tools in botany education

  • Helena Pereira Leite Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Cristiano Roberto Buzatto Instituto da Saúde; Laboratório Multiveg, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Campus I, Bairro São José, BR 285, 99052–900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4780-0390
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Identidade cultural; Práticas pedagógicas; Saberes tradicionais; Uso responsável

Resumo

Este estudo investiga a integração entre saberes locais e científicos no Ensino de Botânica, com ênfase no uso pedagógico de plantas medicinais. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de atividades sobre plantas medicinais para o desenvolvimento de um produto educacional destinado ao Ensino de Botânica. A apresentação do produto educacional ocorreu em seis encontros com uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Destaca-se a importância de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, fundamentada na teoria de Ausubel, para promover uma aprendizagem significativa. A negligência do conhecimento popular em favor do saber científico pode resultar em um ensino descontextualizado. No entanto, é importante utilizar as plantas medicinais com responsabilidade, considerando os potenciais efeitos negativos de seu uso inadequado. O estudo ressalta ainda a relevância das plantas medicinais nas práticas culturais locais, contribuindo para a formação da identidade individual e coletiva dos alunos, especialmente em comunidades como Porto Velho, RO, onde essas práticas estão intimamente ligadas aos costumes ribeirinhos.

Publicado
2024-08-29