ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA BASEADA NA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Analysis of a chemistry teaching proposal based on the constructivist spiral: contributions to scientific argumentation
Resumo
No presente trabalho exploramos o funcionamento da Metodologia Ativa (MA) de aprendizagem conhecida como Espiral Construtivista (EC). Esta abordagem se baseia em teorias construtivistas de educação, utilizando disparadores de aprendizagem para fomentar discussões em ambientes educacionais. Nossa investigação visa avaliar os fundamentos e conceitos introduzidos por meio do modelo argumentativo proposto por Clark e Sampson (2008). Com base nisso, partimos do princípio de que empreender intervenções didáticas utilizando-se a EC como norteadora de discussões pode contribuir para a promoção de argumentos de caráter científico no ensino superior. Desse modo, nos dedicamos a analisar discussões assíncronas de graduandos em Ciências da Natureza, ocorridas por meio de fóruns de discussão online no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, na resolução de casos investigativos ilustrados. Pela análise pudemos inferir que práticas argumentativas foram consideravelmente estimuladas diante do contexto didático traçado. Embora tenhamos identificado uma qualidade de fundamentos inferior ao esperado, consideramos positivos os resultados da qualidade conceitual apresentados, com a presença de concepções normativas e multinormativas, demonstrando que atividades investigativas pautadas na EC oportunizam a produção de argumentos coerentes com a linguagem científica e com o desenvolvimento de uma investigação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.