PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Research processes-training-action in science teaching in the continuing training of teachers in the early years

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação Docente, Ensino Fundamental, Investigação-Ação, Ciclos Reflexivos

Resumo

Neste artigo apresentamos um estudo que teve como objetivo identificar metodologias e estratégias de ensino, bem como as dificuldades encontradas na ação docente dos Anos Iniciais no ensino de Ciências a partir de uma Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências (IFAEC). A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e o método utilizado foi a pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário e diários de formação. A população pesquisada consiste em um grupo de sete professoras de uma escola pública do Noroeste do Rio Grande do Sul (RS). A partir das escritas narrativas das professoras, tanto dos diários de formação, como das respostas do questionário e pela Análise de Conteúdo, emergiram duas espirais reflexivas: A) Concepções sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais e B) A IFAEC, desafios, limites e possibilidades, a partir da qual construímos dois ciclos reflexivos. Nesse âmbito, a IFAEC, no contexto do Anos Iniciais no ensino de Ciências, permitiu às professoras diálogos críticos e transformação de concepções ressignificando o ensino de Ciências. Portanto, foi possível refletir a partir das análises dos movimentos formativos acerca da IFAEC na promoção da racionalidade crítica e/ou emancipatória no ensino de Ciências nos Anos Iniciais.

Publicado
2024-08-27