EXPLORANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA PROPAGAÇÃO VEGETATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Exploring scientific literacy through vegetative propagation: experience report from a pedagogical residence team.
Resumo
A alfabetização científica é um tema essencial na educação em ciências, visando capacitar os indivíduos a compreender, analisar criticamente e tomar decisões informadas sobre questões científicas. A propagação vegetativa, é um método de reprodução assexuada das plantas, proporciona uma abordagem prática para o ensino de Botânica, promovendo a compreensão de processos de reprodução, princípios genéticos e hereditários. O Programa Residência Pedagógica emerge como uma estratégia formativa crucial para futuros professores, permitindo uma imersão prática na docência e o estabelecimento de vínculos afetivos com os alunos. Com isso, este estudo apresenta um relato de experiência de atividades em escola e reflexões para a formação inicial, de um grupo de Residentes Pedagógicos, com enfoque na propagação vegetativa e na alfabetização científica. Por meio de abordagens teóricas e práticas durante a execução de atividades, a propagação vegetativa foi o tema escolhido para o trabalho em direção aos princípios da alfabetização científica dos alunos participantes. A partir disso, cada aluno escolheu uma espécie de planta para cultivar, sendo eles os responsáveis pelo cuidado dela e com isso muitos deles puderam concluir a importância da leitura e pesquisa para saber sobre a biologia geral dessa planta, para que de fato o experimento dê um resultado conforme o esperado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.