ENSINANDO A IDENTIFICAR FRENTES FRIAS POR MEIO DO CÓDIGO METAR

Teaching How to Identify Cold Fronts using the Metar Code

  • Lucio Ângelo Vidal IFMT
  • andreia da silva tavares
  • robson siqueira da cunha
Palavras-chave: frentes frias, ensino, teoria e prática

Resumo

O presente artigo teve como objetivo mediar uma aula presencial com dezoito estudantes de Física geral 2 da Engenharia de uma instituição pública de ensino superior, para que pudessem compreender o que ocorriam com algumas variáveis meteorológicas do código METAR durante a ocorrência de uma frente fria. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de frentes frias e sobre o código meteorológico, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar em que se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 50% dos estudantes nas cinco questões (as quatro primeiras com conceitos teóricos e a última propondo uma atividade prática) de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.

Biografia do Autor

Lucio Ângelo Vidal, IFMT

Cursou Eletrônica pela ETFPE, Formação técnica em meteorologia pela EEAR.  Cursos de graduação em Física e Ciências Contábeis pela UFMT, Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Professor de Física do IFMT do Mestrado profEPT Cuiabá do IFMT/IFES.

Publicado
2024-08-31