ENSINANDO A IDENTIFICAR FRENTES FRIAS POR MEIO DO CÓDIGO METAR
Teaching How to Identify Cold Fronts using the Metar Code
Resumo
O presente artigo teve como objetivo mediar uma aula presencial com dezoito estudantes de Física geral 2 da Engenharia de uma instituição pública de ensino superior, para que pudessem compreender o que ocorriam com algumas variáveis meteorológicas do código METAR durante a ocorrência de uma frente fria. Para atingir o objetivo, realizou-se em cerca de duas horas durante um encontro da disciplina uma explanação sobre o conceito de frentes frias e sobre o código meteorológico, neste último caso para esclarecer as codificações existentes e identificar em que se encontravam as variáveis relevantes para o entendimento da ocorrência do fenômeno. Aponta-se como parte dos resultados o êxito de pelo menos 50% dos estudantes nas cinco questões (as quatro primeiras com conceitos teóricos e a última propondo uma atividade prática) de avaliação de aprendizagem referente ao ensinamento de como constatar o fato. São necessárias cada vez mais experiências de ensino que promovam o aprendizado de fenômenos ligados à compreensão do meio ambiente para que se possa entender o que é verdade ou mentira em relação ao que se veicula em diversos canais de comunicação sobre interdependência entre diferentes variáveis relacionadas à Meteorologia.
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