UEPS E A TERMODINÂMICA (PARTE II): UM OLHAR NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS
PMTU and Themodynamics (Part II): a look at the learning of scientific concepts
Resumo
Este trabalho retrata uma pesquisa desenvolvida em um dos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Ela teve por objetivo criar, aplicar e analisar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada em aspectos históricos e filosóficos da Ciência na teoria de Ausubel, para o ensino de conceitos da Termodinâmica. Na parte I, deste trabalho, Sousa e Silva (2022) apresenta as implicações históricas e filosóficas da proposta didática. Neste, em especial, iremos abordar como os aspectos da teoria da aprendizagem significativa nortearam as diferentes etapas da UEPS, que não tinha a História e Filosofia como pano de fundo. Para finalizar, advertimos que esta pesquisa proporcionou para os alunos e para o professor novos olhares sobre o ensino de Física, levando-nos a uma reflexão de por que estudá-la, de como ela tem sido ensinada na escola e como não deve ser ensinada. Percebe-se ainda que a apresentação contextualizada da Termodinâmica proporciona uma melhor assimilação dos seus conceitos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.