UEPS E A TERMODINÂMICA (PARTE II): UM OLHAR NA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS

PMTU and Themodynamics (Part II): a look at the learning of scientific concepts

  • Debora Samir Conceição de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Boniek Venceslau da Cruz Silva
Palavras-chave: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS); Termodinâmica; Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho retrata uma pesquisa desenvolvida em um dos polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Ela teve por objetivo criar, aplicar e analisar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada em aspectos históricos e filosóficos da Ciência na teoria de Ausubel, para o ensino de conceitos da Termodinâmica. Na parte I, deste trabalho, Sousa e Silva (2022) apresenta as implicações históricas e filosóficas da proposta didática. Neste, em especial, iremos abordar como os aspectos da teoria da aprendizagem significativa nortearam as diferentes etapas da UEPS, que não tinha a História e Filosofia como pano de fundo. Para finalizar, advertimos que esta pesquisa proporcionou para os alunos e para o professor novos olhares sobre o ensino de Física, levando-nos a uma reflexão de por que estudá-la, de como ela tem sido ensinada na escola e como não deve ser ensinada. Percebe-se ainda que a apresentação contextualizada da Termodinâmica proporciona uma melhor assimilação dos seus conceitos.

Publicado
2024-08-31