FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS: PERCEPÇÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIDADE

Science Teacher Formation: Perception of Astronomy Teaching for the First Years of Education

Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

Nosso objetivo principal nesta pesquisa foi compreender como estudantes de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública do estado de São Paulo, relacionam as sugestões de temas astronômicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com seus planejamentos docentes. Para isso, em uma disciplina em que a temática fora abordada, solicitamos que elaborassem planos de aula sobre astronomia. Participaram da pesquisa 32 alunas, cujos dados analisados indicaram que, mesmo após terem obtido informações específicas sobre as orientações acerca do ensino de astronomia sugeridos pela BNCC, as futuras pedagogas não assumiram o documento como normativo, desconsiderando-a para a elaboração de seus planejamentos, assim como evitaram a literatura sobre o ensino de temas astronômicos, vindo a replicar o ensino tradicional que provavelmente vivenciaram ainda enquanto estudantes da educação básica.

Biografia do Autor

Denis Eduardo Peixoto, UFSCAR

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP- PECIM. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Rio Claro. Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano. Desenvolve pesquisa nas áreas de Prática de Ensino, Ensino de Astronomia, Metodologias ativas e Ensino de Ciências Híbrido.

Maria José Fontana Gebara, Universidade Federal de São Carlos

Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado.

Publicado
2024-08-29